>> Portugues >>

Mio Matsuda

Para Mio Matsuda, não existe fronteiras. Japonesa, começou a se encantar pelo fado no final da adolescência e se mudou para Portugal para aprender o estilo em seu nascedouro. Seguiu sua jornada pelo Atlântico, onde navegou pelas línguas portuguesa, espanhola e crioula, e seus ritmos contagiantes. Absorveu a alma, as vozes e os estilos da música ibérica, africana e latino-americana. Todas essas experiências levaram ao desenvolvimento de uma cantora com estilo único. No Rio de Janeiro, gravou “Atlântica”, um álbum com músicas de Portugal, Cabo Verde e Brasil. Colaborou com diversos artistas nos três continentes, dentre eles a lenda uruguaia Hugo Fattoruso, com quem está produzindo seu novo trabalho.

Outra paixão da cantora é resgatar as musicas de raiz. Em seus álbuns “Creole Nippon – Viajando na Memória das Canções” , “Oita no Uta” (algo como “canções de Oita”, uma província no sul do Japão) e “Colônia numa noite de lua – Antologia das canções dos imigrantes japoneses no Brasil”, Mio resgatou músicas folclóricas antigas japonesas, algumas delas praticamente esquecidas. São canções dos cristãos clandestinos de Nagasaki, dos imigrantes japoneses no Brasil, de trabalhadores e pescadores, bem como simples orações aos deuses e deusas do Japão.

Em 2020, iniciou o projeto “Through the Window”(algo como “pela janela”), com apresentações online dirigidas pelo documentarista Yohey Kogi. Pela janela da criatividade, Mio Matsuda espalha seu canto de amor para o mundo.

Discografia

Atlantica (2005)
Pitanga! (2006)
Asas(2007)
Luar(2008)
Flor Criolla(2010)
Canta Jobim(2010)
Compas del Sul(2011)
Creole Nippon(2014)
Ela(2017)
Primeiro Passo QUATRO M (2018)
Oita no Uta (2019)
Colônia numa noite de lua – Antologia das canções dos imigrantes japoneses no Brasil (2019)

Copyrights © 2021 Mio Matsuda, All Rights Reserved.